SEGURANÇA
O rastreador pode ser um ótimo aliado caso aconteça algum imprevisto com o veículo ou motorista, como roubos e acidentes. Determinados modelos podem até permitir intervenções de forma remota, como o bloqueio do veículo, se um comportamento estranho for detectado pelo sistema.
Se o foco da compra do rastreador está em reforçar a segurança dos veículos e motoristas, o mais indicado é optar por modelos com alta frequência de atualização e boa precisão do pulso. Se além do reforço na segurança também for importante entender o perfil de condução de cada motorista, como é comum em frotas grandes, o recomendado é optar por um sistema robusto, que facilite a gestão de todos os veículos da empresa em um só lugar.
EFICIÊNCIA
Com a ajuda do software e um serviço de monitoramento do trânsito (como Waze ou Google Maps), é possível determinar as rotas mais rápidas levando em conta vias congestionadas ou bloqueadas por acidentes. Além disso, no caso de empresas que trabalham com um volume grande de veículos, é possível traçar uma rota otimizada, aumentando o número de atendimentos realizados em um dia e reduzindo os custos com a operação.
Com rastreadores do tipo M2M/GSM é possível ainda acompanhar informações mais detalhadas do veículo, como a velocidade com que ele está andando, o tempo em que o motor ficou ligado sem necessidade e também a quantidade de combustível consumido, tornando a gestão de frotas um processo mais eficiente.